Make your own free website on Tripod.com

IMAGENS
Terceiro Passo Avançado: Imagens Transparentes e Animadas

IMAGENS
Gif

Gifs Comuns (Gif 87a)
Em 1987 a Compuserve desenvolveu uma tecnologia que permitia a transferência de imagens através da rede. A esta tecnologia deu-se o nome de Graphics Interchange Formats (Formato de Intercâmbio de Gráficos). As imagens gifs possuem alto padrão de compressão sem que haja perda de dados. Por isso este tipo de arquivo faz tanto sucesso na rede, pois imagens no formato gif ocupam menor espaço em bytes, sem que isso comprometa a qualidade da imagem.

Gifs Transparentes (Gif 89a)
Em 1989 adicionou-se ao Gif comum a possibilidade de determinar o atributo transparente, através de um índice de cor, a um pixel de cor. Além de permitir a criação de imagens com atributo transparente, o Gif 89a também permite a criação de gifs entrelaçados. 

  • Um excelente programa para criação de Gifs transparentes é o Paint Shop Pro. Este programa é comercial, mas você pode fazer um donwload do mesmo e usá-lo por 30 dias como shareware. Este programa possui um recurso muito interessante. É o recurso chamado anti-aliasing, uma técnica utilizada para a criação de imagens sem que esta apresente um contorno serrilhado (em forma de escadinha). Esta técnica insere pontos intermediários no contorno das imagens, suavizando a sua aparência. Quando se reduz o tamanho de uma imagem, no Paint Shop Pro, deve-se usar o item de menu resample e não o resize. O resize apenas reduz a imagem mas não aplica o efeito anti-aliasing. Já o resample reduz e aplica automaticamente este efeito à imagem.
GIF COMUM GIF TRANSPARENTE

Gif Comum

Gif Transparente

Gifs Entrelaçados
Gifs entrelaçados são imagens transferidas através de uma resolução inferior à sua resolução original. Isto significa que a imagem é transferida, inicialmente em baixa resolução, até alcançar a sua resolução máxima. Isto permite ao usuário ter uma idéia da imagem que está sendo transferida, sem a necessidade de aguardar sua transferência completa. Entretanto o volume de um gif entrelaçado é maior do que o de um gif comum.

GIF ENTRELAÇADO

GIF NÃO ENTRELAÇADO

Gif Entrelaçado

Gif Não Entrelaçado

Gifs Animados
Gifs animados são imagens com efeitos de animação. Mas o efeito de animação não se aplica somente a arquivos gifs. Imagens jpg também suportam animação. É claro que um arquivo animado ocupa bem mais espaço do que um arquivo comum, e, nesse caso, os arquivos gifs são preferidos, pois são bem menores do que os arquivos jpg. A resolução máxima de um arquivo gif é 256 cores, enquanto que um arquivo jpg suporta até 16 milhões de cores.

Você encontra uma variedade de programas na rede para criar gifs animadas.

  • O Gif Construction Set da Alchemy.
  • O Gif Animation da Microsoft. Este software tem recursos para definir o background (cor de fundo) da animação; pode definir uma área de animação maior do que o tamanho das imagens, permitindo que sejam exibidas duas imagens ao mesmo tempo; definição de gifs entrelaçados e criação de imagens transparentes.
  • O Animation Shop que vem junto com a versão 5.0 do Paint Shop Pro. (Shareware por 30 dias).

Jpeg

Jpg Comuns
Os arquivos jpg (jpeg) possui a opção de variar na qualidade da imagem. Uma imagem jpg pode ser gravada em alta ou baixa compressão de dados, aumentando ou diminuindo a qualidade e o volume da imagem. O formato jpg deve ser utilizado para imagens fotográficas, pois criar fotos no formato gif não é nada recomendável, uma vez que elas ficam tão pesadas como uma imagem jpg, além de perder a sua qualidade gráfica. Imagens no formato jpg, entretanto, costumam perder dados quando são comprimidos em baixa resolução. Para garantir que nenhum dado da imagem seja perdido o arquivo deve ser salvo a 100 por cento de qualidade.

Jpg Progressivos
Os arquivos jpg suportam a criação de imagens progressivas. Assemelham-se aos gifs entrelaçados. Um jpg progressivo é exibido em baixa resolução, o que significa que o arquivo é carregado rapidamente, ocupando toda a área a qual se destina a imagem. Já no jpg normal, a imagem vai parecendo de cima para baixo, ocupando a área destinada em faixas, já em sua definição final.

Diversos programas gráficos possuem o recurso para criar ou converter jpg comum em jpg progressivo.

JPG COMUM JPG PROGRESSIVO

mem1.jpg (7198 bytes)

mem2.jpg (6705 bytes)


Todos os Direitos Reservados, 1996. Segunda-feira, 9 de dezembro de 1996.
Última revisão: Sábado, 25 de julho de 1998.